EFEITO DO ESTRESSE NA SAÚDE BUCAL
O estresse é a resposta física e psicológica do nosso organismo a um estímulo. Por exemplo, ao se deparar com situações que despertam medo, frustração, irritação e desconforto, os níveis de hidrocortisona, cortisol e adrenalina aumentam. Essas substâncias são responsáveis por regular funções corporais, como o sistema imunológico, que pode desencadear efeito pró ou anti-inflamatório, portanto o estresse pode afetar diretamente a saúde bucal, causando os seguintes problemas:
Bruxismo
O Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. O aumento da ansiedade ou do estresse, bem como sensações de raiva e frustração, podem levar ao ranger dos dentes.
Aftas ou úlceras
Devido à ação pró-inflamatória do estresse e a disfunção do sistema imune, o surgimento de pequenas feridas avermelhadas na boca é muito comum. A higiene bucal precisa ser um dos grandes alvos do paciente que está estressado. Por isso, é muito
Boca seca
A xerostomia, conhecida como boca seca, é um dos efeitos mais evidentes do estresse, ela reduz o fluxo de saliva na boca. A saliva é muito importante para manter os tecidos bucais saudáveis e o esmalte dos dentes protegidos. Essa condição pode afetar a mastigação, a fala, o paladar e contribuir para o desenvolvimento de cáries e mau hálito.
Comprometimento Periodontal
Quando a rotina de higiene bucal é afetada, muitas pessoas acabam desenvolvendo doenças periodontais. Essa enfermidade compromete o tecido ósseo que dá suporte dentário, o que pode levar à perda dos dentes.
Como o efeito do estresse é gradual e não imediato, podemos realizar a prevenção para evitar que essa condição desenvolva mais danos à sua saúde, como, praticar atividades físicas, manter uma dieta saudável e cuidar de sua higiene bucal.