RELAÇÃO ENTRE A ODONTOLOGIA E A TERCEIRA IDADE

 em Sem categoria

Cuidar da saúde bucal, de uma maneira geral, não é uma condição de que se possa abrir mão, porque o corpo é um organismo e todos os seus elementos, pequenos ou grandes, estão interligados, de forma que a integridade de um interfere no outro . Logo, se a saúde da boca não está bem, certamente isso afetará outras partes e áreas do corpo.
No caso dos idosos, isso é particularmente importante, pois o corpo sofre muitas mudanças acumuladas com o tempo (inclusive problemas não corrigidos nas fases anteriores de vida) e o sistema bucal é bastante afetado. Abaixo esclareceremos algumas das mudanças que o corpo sofre com a idade e de que forma elas influenciam a nossa qualidade de vida.

• Decréscimo do fluxo salivar

A diminuição do fluxo salivar costuma ser uma constante em pessoas idosas, principalmente devido à ingestão de medicamentos. A falta de saliva em quantidade suficiente tem diversas consequências diretas. Uma delas é a halitose. Outra é a dificuldade no próprio ato de comer, já que a saliva tem uma importante função no preparo do bolo alimentar para ser recebido pelo estômago.

• Perda de dentes

A perda de dentes na terceira idade é uma grande realidade para a população brasileira. Entretanto, não pense que isso acontece por fatores naturais. A relação de envelhecimento e a perda de dentes é indireta e vem como consequência de outras dificuldades sistêmicas. A perda de sensibilidade gustativa e o consequente consumo exagerado de açúcares, por exemplo, proporciona um ambiente propício para o aumento de cárie nos dentes. Outros fatores dificultadores são a fraqueza muscular e a falta de destreza manual, ocasionando dificuldade para realizar uma correta higienização bucal, como consequência há o surgimento de cáries e/ou doenças periodontais , acelerando assim a perda dentária.

• Diminuição da produção de suco gástrico

A redução desse elemento no estômago dificulta bastante a vida do idoso, já que, sem saliva suficiente e também com ausência de dentes, a primeira parte do processo de digestão, começa pela boca, ao ingerir alimentos os movimentos mastigatórios ( dentes e língua), ocorre a digestão químicas dos carboidratos. Quando todo esse sistema está comprometido, consequentemente pode ocorrer problemas gástricos.

Como manter a saúde bucal na terceira idade?

Obviamente, é muito importante manter uma frequência de visitas ao dentista. Ele poderá fazer um acompanhamento de sua saúde bucal e dar as melhores soluções para quando houver algum problema. Consultar de seis em seis meses em geral é suficiente, porém o intervalo entre uma ida e outra pode ser diminuído se houver necessidade.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário