RELAÇÃO ENTRE DOR DE CABEÇA E DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR( DTM)
O corpo humano possui duas articulações temporomandibulares (ATMs) localizado próximo às orelhas, sendo considerado uma das mais complexas articulações do corpo humano. Além de ser responsável pela conexão da mandíbula com o osso temporal do crânio, também proporciona movimentos mandibulares para frente, para trás, para os lados e o próprio ato de abrir a boca.
Funções importantes do nosso cotidiano são realizadas por uma ATM sadia, tais como a mastigação, deglutição, respiração, fonação e postura, onde os principais músculos da mastigação (masseter, temporal, pterigoideo lateral e pterigoideo medial) desempenham papel fundamental no equilíbrio deste sistema.
DEFINIÇÃO
A Academia Americana de Dor Orofacial (AAOP) define a Disfunção Temporomandibular (DTM) como sendo uma expressão coletiva que engloba vários problemas que podem estar relacionados aos músculos mastigatórios, à própria ATM e suas estruturas anexas. A partir do momento que este equilíbrio for fendido, surgirá um quadro disfuncional, e por consequência o principal sintoma virá à tona, a tão temida Dor, sendo que esta pode situar-se na cabeça (tipo pressão e/ou aperto), no ouvido, na ATM e nos músculos do rosto. Outros sintomas também podem estar associados, tais como: estalidos (clicks) na ATM, desvios mandibulares na abertura e fechamento da boca além de limitação (dificuldade) de abertura da boca.
Funções importantes do nosso cotidiano são realizadas por uma ATM sadia, tais como a mastigação, deglutição, respiração, fonação e postura, onde os principais músculos da mastigação (masseter, temporal, pterigoideo lateral e pterigoideo medial) desempenham papel fundamental no equilíbrio deste sistema.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
Sintomas mais frequentes em DTM:
• Dores de cabeça;
• Dores na face;
• Dor na articulação temporo- mandibular (ATM);
• Dor nos músculos da face;
• Incoordenação de movimento na mandíbula;
• Estalidos na ATM;
• Crepitações na ATM;
• Limitação na abertura bucal;
• Entre outros.
Em muitas situações os sinais de uma DTM antecedem a outros sintomas, por isso deve-se ficar atento às seguintes alterações: dentes fraturados, dentes desgastados, retrações gengivais e língua / bochechas com marcas de mordiscamento.
TRATAMENTO
O tratamento consiste primeiramente no correto diagnóstico destas alterações estruturais por profissionais capacitados, tendo por objetivos primordiais: o controle da dor, a redução de sobrecarga articular e a restauração da função fisiológica miofascial. O especialista em DTM e Dor Orofacial possui um amplo arsenal terapêutico para tratar e controlar as mais diversas formas de DTMs, onde destacam-se: a placa miorrelaxantes, objetivando o equilíbrio ortopédico e neuromuscular da ATM; no intuito de reduzir o impacto da dor; entre outas técnicas e tratamentos direcionados para reabilitação muscular. Em muitas situações poderá haver necessidade de tratamento em equipe, dentro de uma abordagem multidisciplinar, onde o paciente será atendido em sua integralidade, por alguns profissionais da área da saúde.